Preparatório para Vestibular e ENEM

Nossos Diferenciais.

Conheça nossos Cursos e Horários

167 anos de Van Gogh

Se hoje estivesse vivo (risos) Vincent Willem Van Gogh estaria completando 167 anos, porém diferente do que conhecemos, Van Gogh não foi um sucesso junto aos seus contemporâneos, já que em vida vendeu apenas um único quadro-“O Vinhedo vermelho- e era tido como alguém mentalmente instável, um “louco”.

Nascido em  Zundert, no sul dos Países Baixos, Vicent era filho de Anna Cornelia Carbentus e Theodorus van Gogh, um pastor da Igreja Reformada Holandesa. Filho mais velho de cinco irmãos, Vicent era tido com uma criança “fria” e “silenciosa” que teve sérias dificuldades de adaptação social, sua adolescência seguiu os mesmos passos, sendo um jovem extremamente introspectivo, até que aos 27 anos encontra na pintura uma forma de poder se auto expressar e expressar sua leitura de mundo.

"Retenho da natureza as sequências, uma determinada correção na disposição dos tons. Eu estudo a natureza de forma a não fazer tolices e me manter razoável, mas eu não me importo nem um pouco se as minhas cores são precisamente as mesmas, na medida em que elas pareçam tão boas, na tela, quanto parecem na vida."

Van Gogh não tinha o mínimo interesse em ser realista nas suas representações, seu interesse era manter o mínimo equilíbrio entre o mundo real e o seu mundo. A obra de Van Gogh ultrapassou os limites das paredes dos salões de artes, dos museus, das exposições, do mundo erudita em si, a obra de Van Gogh está presente na Cultura Pop e tenho certeza que já vimos ao menos um trabalho seu em nossas vidas.

Fatos Van Goghianos

Ele tinha graves problemas mentais

Vicent sofria de ataques epiléticos, o que lhe rendeu a fama de “louco”, dizem má línguas também que o quadro era causado pelo consumo excessivo de absinto, além disso ele desenvolveu um quadro depressivo e sofria com uma constante mudança de humor, se tratando possivelmente de um quadro de bipolaridade.

Ele cortou a própria orelha

Durante uma acalorada discussão com seu parceiro artístico Paul Gauguin, com quem trabalhou por muito tempo em Arles, Vicent começou sofre alucinações e acabou decepando a própria orelha, ato feito em total estado de inconsciência

Maior coleção das Obras

Hoje o maior acervo de suas obras do está localizado no “Museu Van Gogh” na Holanda, que é o espaço cultural mais visitado do país e tem em torno de 2 milhões e meio por ano de visitantes.

Cometeu suícidio

Logo após a discussão com Paul Gauguin e o ato de automutilação, as crises de Vicent foram cada vez mais se intensificando, fazendo com que ele se internasse em um hospício de maneira voluntária. Durante o período no hospício as crises diminuíram e produção de quadros retornou a todo vapor, porém ao sair do hospício Vicent retorna a casa do irmão Theo e se sente extremamente deslocado, já que o irmão havia constituído família e Van Gogh dependia dele financeiramente, e como dito anteriormente os quadros de Van Gogh não eram de muito sucesso.

Motivado pelo fracasso de suas obras, pelo medo de prejudicar o irmão e pelo medo de sua “própria cabeça”, Van Gogh em 27 de julho de 1890, durante uma caça a gralhas decide tirar sua própria vida atirando em seu coração.

Van Gogh na Cultura Pop

Van Gogh hoje é um dos mais conhecidos e renomados pintores, tendo a todo momento suas obras sofrendo releituras e sendo inseridas no cotidiano do século XXI, fugindo do espaço erudita, algo que tenho certeza que ele adoraria.

Com amor, Van Gogh

Lançado no ano de 2017, “Com amor, Van Gogh” traz a biografia do pintor de uma maneira fantástica. Os diretores Hugh Welchman e Dorota Kobiela, decidiram fazer quadro a quadro do filme de uma maneira inusitada, cada “frame” é uma pintura à óleo sobre tela, o que totalizando algo em torno de 65.000 quadros que foram pintados por 112 artistas. O filme está disponível na Netflix.

O aclamado desenho nacional “Irmão do Jorel” trás em um dos seus episódios Van Gogh, que é retratado como alguém incompreendido pela sociedade e que busca seu ganha pão. A partir da estética de Van Gogh o episódio se desenrola com muita leveza e comédia.

 

 

Marcadores:

Depoimentos

Veja os depoimentos de nossos alunos.

Últimas Notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Cursinho Evolução.

Matricule-se já