Cursinho Evolução

Cursinho Evolução

Notícias

Olhos que condenam

Data:  29 de Maio 2020    Autor:  Prof. Gabriel de Oliveira

Olhos que condenam

Olhos que condenam

Com tudo que está acontecendo principalmente nos EUA, essa série é super importante para entendemos o racismo. Então, acompanhem mais uma matéria da nossa série Filmes para quarentena.

O dia que durou 21 anos

Data:  22 de Maio 2020    Autor:  Prof. Gabriel de Oliveira

O dia que durou 21 anos

O dia que durou 21 anos

Documentos secretos e gravações originais da época mostram a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. O filme destaca a participação da CIA e da própria Casa Branca na ação militar que deu início a ditadura.

Conheçam mais um documentário da nossa série Filmes para quarentena.

A que horas ela volta?

Data:  05 de Maio 2020    Autor:  Prof. Gabriel de Oliveira

A que horas ela volta?

Que horas ela volta?

A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

Essa é mais uma história que você vai conferir na nossa série Filmes para quarentena.

Divirta-se

Guerras no Brasil.doc

Data:  27 de Abril 2020    Autor:  Prof. Gabriel de Oliveira

Guerras no Brasil.doc

Guerras do Brasil.doc

Dirigido pelo também roteirista e produtor Luiz Bolognesi, que tem em seu currículo o roteiro de grandes produções nacionais como o Bicho de Sete Cabeças, Elis e Bingo, o diretor busca em sua pequena série documental de 6 episódios trazer a reflexão sobre o longo processo de violência que moldou a história do Brasil e ainda deixa profundas marcas.

O documentário traz nomes renomados para a discussão, como o antropólogo Carlos Fausto, a historiadora Cláudia Viscardi, o grande líder indígena Ailton Krenak e o jornalista Carlos Amorim, que são referência sobre os temas em pauta, além claro de diversos outros estudiosos.

Buscando traçar uma linha cronológica de acontecimentos, o primeiro episódio se trata das guerras de conquista, ou seja, período no qual os portugueses chegam até o continente, do que futuramente se tornaria o Brasil, e esse embate entre indígenas e portugueses. Os episódios seguintes retratam a Guerra contra Palmares, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e por último a ascensão do crime organizado no Brasil.

Entenda mais sobre esse documentário do nossa série Filmes para quarentena

Leonardo da Vinci

Data:  15 de Abril 2020    Autor:  Prof. Gabriel de Oliveira

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci 

Leonardo di Ser Piero, ou simplesmente “da Vinci”, nasceu em 15 de abril de 1452, em Vila de Vinci, na Toscana, Itália. Filho da camponesa Caterina Lippi e do tabelião Piero da Vinci. Aos 5 anos de idade Leonardo foi deixado por sua mãe junto a seu pai, que delegou seus cuidados aos seus parentes. Ao contrário do que muitos imaginam seu sobrenome não é Da Vinci, essa denominação é em função do local onde ele nasceu, seria algo mais ou menos como Leonardo da VIla da Vinci.

Conheça a história desse ilustre artista!