Cursinho Evolução

Cursinho Evolução

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica


Pré-Vestibular

O ITA possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas a engenharia, principalmente no setor Aeroespacial, sendo considerado o mais renomado centro de referência no ensino de engenharia do país. O ITA dispõe a seus alunos alimentação gratuita e moradia a baixo custo dentro do próprio DCTA.

História

O ITA foi criado pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho.
De acordo com o previsto no plano de criação do antigo Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atualmente denominado Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o primeiro instituto a ser instalado seria uma escola de formação de engenheiros de aeronáutica. Assim, desde o início de seus trabalhos, paralelamente às atividades de construção e aquisição de equipamento, a Comissão de Organização do DCTA (COCTA) selecionou professores e técnicos para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), os quais inicialmente trabalharam junto à Escola Técnica do Exército.
Transferidos daquela Escola para o ITA os cursos de preparação e formação de engenheiros de aeronáutica, o Ministro da Aeronáutica baixou instruções, regulando a admissão ao Instituto e a organização deste.
O ITA é hoje uma das Organizações do DCTA, de acordo com o Decreto nº 5.657, de 30 de dezembro de 2005.

Vestibular

O vestibular do ITA é reconhecido nacionalmente como um dos mais difíceis do país. Abrange provas de Física, Matemática, Química (realizadas em dias distintos), Português e Inglês (realizadas juntas). Em cada dia, o aluno resolve questões discursivas e questões de múltipla escolha. As questões são elaboradas com alto grau de complexidade e abrangem conteúdos6 que nem sempre são vistos pela maioria das escolas do ensino médio.
As provas geralmente ocorrem na primeira quinzena de dezembro, devendo a inscrição para o vestibular ter sido feita entre 1° de agosto e 15 de setembro. Para não ser desclassificado, o candidato deve obter nota maior ou igual a 4 em cada prova e média maior ou igual a 5. São corrigidos os Cadernos de Soluções e as Redações dos candidatos mais bem classificados na parte de testes das provas, em número igual ao quíntuplo das vagas fixadas para o concurso.
Por ano são convocados 120 candidatos. Em 2013 foram convocados 110 homens e 10 mulheres dentre 7285 candidatos inscritos. Sendo a média de corte em 2013 6,8.

Informações

Site: ITA
Telefone: (12) 3947-5737
Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - 12228-900 - Vila das Acácias - São José dos Campos - SP
Site Vestibular: ITA

Conheça a Faculdade

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Como chegar

Digite o endereço que deseja que a rota seja traçada.
Exemplo: Av. Paulista 1.100 São Paulo